Artículo

ESTUDO INÉDITO - Biogás e geração de emprego na Região Sul do Brasil

ESTUDO INÉDITO - Biogás e geração de emprego na Região Sul do Brasil

O Projeto GEF Biogás Brasil lançou em fevereiro de 2023 um estudo inédito que apresenta a geração de postos de trabalho pelo setor de biogás no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

 

O relatório "Geração de emprego direto, indireto e induzido na cadeia do biogás: determinação do impacto total no emprego da cadeia de valor do biogás na Região Sul do Brasil" indica o número de postos de trabalho gerados pelo setor atualmente, o perfil dessas atividades e o potencial de geração de emprego em cenários diversos de aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás.

 

O Projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e conta com o CIBiogás como principal entidade executora.

 

Segundo o consultor da UNIDO e especialista em políticas públicas do projeto GEF Biogás Brasil, Tiago Quintela Giuliani, o estudo comprova o destaque da cadeia de valor do biogás em relação a outras fontes renováveis de energia na Região Sul do país.

"A cadeia do biogás não gera apenas energia, combustível e biofertilizantes em seu processo produtivo, mas também mais de sete mil vagas de empregos diretos, indiretos e induzidos em toda a Região Sul, sendo considerado um dos biocombustíveis que mais gera emprego por unidade de energia", diz o especialista, que coordenou e revisou o trabalho publicado.

 

O Representante Adjunto da UNIDO no Brasil, Clovis Zapata, enfatiza a importância do biogás para a mitigação da emissão de gases de efeito estufa, colaborando para a Agenda 2030 da ONU.

“Esse mercado contribui de maneira fundamental para a geração de empregos verdes e o fomento à economia circular, colaborando para diversificar a matriz energética brasileira, gerando novas fontes de renda e atuando no combate às mudanças climáticas”, diz Zapata.

 

O Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Gustavo Ramos, diz que o biogás é essencial para dar uma destinação sustentável aos resíduos da agroindústria no Brasil.

“O aproveitamento energético dos resíduos do agronegócio e das cidades por meio do biogás, gerando eletricidade, energia térmica, combustível biometano e fertilizante, configura um ciclo virtuoso de inovação tecnológica, geração de renda, competitividade econômica, segurança energética e sustentabilidade ambiental”, diz Ramos.

 

O gerente do projeto GEF Biogás Brasil pela UNIDO, Luca Longo, indica que o Brasil pode alcançar patamares maiores de geração de emprego caso o potencial de biogás do país seja melhor aproveitado.

“Nosso estudo indica que o aproveitamento total dos resíduos orgânicos gerados pela agroindústria na Região Sul para a produção de biogás poderia criar mais de 280 mil postos de trabalho ligados a essa cadeia de valor. Aumentar a produção de biogás no país tem o potencial de impulsionar o mercado de trabalho e criar mecanismos de mobilidade social diretamente ligados à economia verde”, afirma Luca Longo.

 

O biogás é uma fonte renovável de energia gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos produzidos pela agroindústria e por ambientes urbanos. A decomposição térmica desses resíduos resulta na liberação de biogás, que pode ser utilizado para a geração de energia elétrica, energia térmica e combustível biometano. O processo de produção de biogás também resulta em um composto chamado digestato, que pode ser tratado para a utilização como fertilizante em lavouras.

 

Acesse o estudo completo sobre geração de emprego e um folheto com os dados resumidos: https://www.gefbiogas.org.br/indicadores

 

CONTATO PARA IMPRENSA:
Raphael Makarenko – [email protected]

Archivos adjuntos

folheto_indicadores_de_emprego_gef...

Comentarios