Artículo

GEF Biogás Brasil apresenta oportunidades de negócios do biogás no Brasil a empresários da França

GEF Biogás Brasil apresenta oportunidades de negócios do biogás no Brasil a empresários da França

O Projeto GEF Biogás Brasil conversou com empresários e associados da Biogaz Vallée, entidade privada francesa dedicada ao setor de metanização. O objetivo da reunião remota foi apresentar oportunidades de negócios do mercado brasileiro de biogás intermediadas pelo Programa de Tropicalização, uma iniciativa liderada pelo Projeto que facilita parcerias internacionais entre empresas brasileiras e estrangeiras.

 

O Projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e conta com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) como principal entidade executora.

 

Durante o encontro online, foram apresentados o panorama do mercado brasileiro de biogás, detalhes sobre o Projeto GEF Biogás Brasil, e os benefícios da participação de empresas estrangeiras no Programa de Tropicalização, que dá apoio especializado a empreendimentos que querem entrar no mercado brasileiro de biogás.

 

“Muitas vezes, o produto ou a solução que o empresário internacional oferece precisa de assistência técnica local. Portanto, as parcerias com o mercado brasileiro tornam os negócios mais viáveis”, explica a consultora da UNIDO e especialista em parcerias de tecnologia do projeto GEF Biogás Brasil, Renata Abreu. “Também há redução de custos, e você pode lucrar vendendo seu produto ou tecnologia com mais rapidez. Ajudamos empresas internacionais a entenderem melhor o mercado local e a estabelecerem parcerias”.

 

Durante a reunião, os empresários presentes esclareceram dúvidas sobre os substratos mais utilizados no Brasil para a produção de biogás, os setores mais promissores da economia para essa finalidade, e as aplicações mais viáveis do biogás e do biometano. Entre as possibilidades que mais despertaram o interesse dos presentes, foram a injeção de biometano em redes locais de abastecimento e a utilização dos resíduos orgânicos da agropecuária, em especial resíduos da suinocultura e avicultura.

Comentarios