Artículo

Segunda reunião da Unidade Interministerial discute estratégias de ampliação do biogás no Brasil

Segunda reunião da Unidade Interministerial discute estratégias de ampliação do biogás no Brasil

A segunda reunião da Unidade Interministerial, conduzida pelo projeto GEF Biogás Brasil nesta quinta-feira (30/09), reuniu gestores públicos e técnicos de cinco ministérios e três entidades governamentais da esfera federal para discutir ações e políticas que afetam a cadeia de biogás, com foco na ampliação do setor.
 
A Unidade Interministerial é um fórum de discussão envolvendo entidades federais para debater melhorias em políticas públicas voltadas para o biogás. O fórum periódico é uma iniciativa do Projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e conta com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) como principal entidade executora.
 
Cinco ministérios compõem a Unidade Interministerial: MCTI, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Também fazem parte do fórum a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
A reunião desta quinta-feira contou com uma apresentação da consultora técnica da Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Juliana Rangel do Nascimento, que tratou das perspectivas do setor de biogás no Brasil e de todas as ações desenvolvidas pela entidade.
 
Já o especialista em Gestão de Projetos do GEF Biogás Brasil e consultor da UNIDO, Bruno Neves, expôs dados do setor sucroalcooleiro como um case referência para estratégias de ampliação do biogás como fonte de energia no mercado interno.
 
A reunião foi organizada e conduzida pelo especialista em Políticas Nacionais do Projeto GEF Biogás Brasil e consultor da UNIDO, Tiago Quintela Giuliani. O próximo encontro da Unidade Interministerial está previsto para 24 de novembro.

Comentarios